
E não é que a Monalisa tem concorrência??? Tem menos fama, mas é bem mais luxuosa! Toda trabalhada no ouro!! 😛
Então… A Dama Dourada é baseado em fatos reais.
Maria Altmann era uma judia austríaca e sua família possuía uma graninha. Maria tinha uma tia gente boa, que teve seu retrato pintado com umas folhas de ouro. Coisa fina! Só que ai rolou uma parada chata… os nazistas chegaram tocando o terror, levaram tudo o que a família de Maria detinha e ela foi obrigada a fugir para os Estados Unidos. Muitos, muitos, muuuuuuuuitos anos se passam, Maria agora é vivida por Helen Mirren e ela descobre que a injustiça cometida pelos nazistas pode ser contornada. Existe a chance de reaver a pintura de sua titia.
É bem legal ver uma senhorinha de pulso firme mesmo, que enfrentou tudo para fazer justiça. Ela não queria o quadro porque ele valia uma fortuna, mas porque queria ter a memória, a lembrança do seu passado e ter a sensação que nem tudo foi perdido, sabe?
Mesmo que a trama seja boa, eu não achei que ficou tão surpreendente. Começa meio morno, demora para criar uma conexão com o enredo. Só depois que flashbacks da juventude dela aparecem, fugindo dos nazistas, aí é que a coisa passa a dar uma melhorada.
Num geral achei um filme OK. É bom.