
Olha… eu vou fugir um pouco do senso comum e não vou elogiar em demasia o brilhantismo do filme vencedor de Melhor Roteiro Adaptado no Oscar 2016 como a maioria faria. Existe um motivo para isso. Eu explico.
O filme se baseia na história real de alguns caras que tentaram ganhar uma grana pesada em meio à crise econômica mundial de 2005. Michael Burry é o excêntrico dono de uma empresa que coordena fundos monetários. Ele fica estudando o cenário financeiro norte americano da época e decide apostar com os bancos contra o sistema imobiliário. Em suas previsões, esse sistema iria quebrar em poucos anos. Caso isso acontecesse, ele receberia bilhões. Os investidores da empresa obviamente acham a maior maluquice. Ninguém nunca tomou uma atitude dessa antes e se deu bem no final. Por isso mesmo, os bancos topam a aposta certos de que a vitória seria segura. Quando o corretor Jared descobre a jogada, percebe que essa pode ser uma chance real de fazer muito dinheiro e passa a oferecer essa oportunidade para seus clientes. Além deles, dois novatos nesse meio, junto com um cara que manja muito de bolsa de valores, também decidem entrar no jogo.
O fato por si só é interessante e renderia mesmo um super filme. Mas… sejamos sinceros… é um tema que envolve muitos termos e jargões técnicos, concorda? Como alcançar o público sem que fique difícil de entender? Rola até umas tentativas ótimas com uma modelo, um chef de cozinha e a cantora Selena Gomes explicando a situação para o espectador com analogias do dia a dia. Realmente, ajuda bastante e esclarece algumas dúvidas para quem estiver boiando. De qualquer forma, não tem muito como escapar do vocabulário especifico. É tanto CDO, Triplo-A, Duplo-B, Duplo-A que, por mais que você esteja acompanhando bem, uma hora sua cabeça pode entrar em parafuso.
Mesmo assim, a questão da linguagem não tira o mérito do filme, sabe? Achei A Grande Aposta um filme bom, mas também acho valido comentar esse aspecto porque pode ser decisivo na hora da pessoa assistir. Fica a indicação.
E, para quem se interessar, esse é o livro que deu origem ao filme – A Jogada do Século.