
Bom, só para lembrar… as indicações do Carimbo são sempre da série como um todo e não das temporadas separadamente. Então, a ideia é fazer um apanhado do que você vai encontrar disponível na Netflix, combinado?
Se você já assistiu algum filme do Homem Morcego na vida ou está familiarizado com os quadrinhos, provavelmente vai conhecer a trama básica. Thomas e Martha Wayne são ricos, donos de uma mega empresa e moram em Gotham. Um certo dia, eles são assassinados e o único filho do casal, Bruce, fica sob os cuidados do mordomo Alfred. Até aí, nada novo. Normalmente, no cinema, esse passado é contado de uma forma meio rápida e depois já vemos o morcegão adulto lutando contra os vilões de sempre, certo? Na série, isso é o que muda. Bruce é um adolescente e Gordon ainda não é o comissário da cidade, mas apenas um policial que promete ao garoto solucionar o caso e encontrar os culpados.
A história, apesar de se passar na cidade do Batman, não tem o foco centrado especificamente nele. Sim, nós veremos Bruce até para entendermos como o caráter e o senso de justiça vai se criando nele aos poucos, o que é muito bacana, mas o objetivo é retratar a cidade. Gotham, acima de tudo, é um lugar corrupto pra caramba, cheio de bandidos que compram a polícia e dominam a área. Portanto, quem acaba sendo o protagonista da série é Gordon, o policial honesto que está disposto a fazer a limpa na cidade. Então, especialmente na primeira temporada, você vai ver ele caçando bandidos não tão usados nos filmes e até alguns novos. E os vilões, que estamos acostumados a ver, vão surgindo devagarzinho pra descobrirmos também as motivações de cada um no mundo do crime. Na segunda temporada, a galera do mal invade com mais força e você vai ficar até tonto com tanto bandido 😛
O que me fez curtir Gotham foi o fato de pegarem a essência dos personagens que já conhecemos e darem uma modificada em suas histórias, em suas origens. É como se fosse um recomeço. “Esquece o que você sabe sobre o Batman e vem curtir com a gente esse novo enredo“, sabe? Então são novas tramas, novos mistérios, novo suspense, novas intrigas, tudo repaginado. Essa novidade pode atrair um público que talvez nem conheça tanto os quadrinhos assim. É ainda uma história de super-herói, mas com uma pegada diferente.
Ah… E eu não posso negar que os grandes destaques da série são mesmo os malvados. Pinguim e Fish Mooney arrasam!! Selina Kyle também é uma fofa. Já Bruce… é mimadinho e se torna bem chato muitas vezes.
A série tem 22 episódios em cada temporada com uma média de 42 minutos.
Se gosta do Batman, do mundo dos quadrinhos ou simplesmente de histórias de polícia desvendando crimes, fica a indicação.