Eu fui traída pelas estrelinhas da Netflix!! Ao lado dos títulos aparece o índice de qualificação, certo? Zapeando pelo guia de “adicionados recentemente”, encontrei Libertador, um filme histórico, de guerra e que possuía 4 estrelas. “Nossa, deve ser bom “, pensei. Não foi bem essa a sensação que tive depois que terminei de assistir.
A trama de Libertador retrata a vida de Simón Bolívar, principal líder na luta pela descolonização dos países da América do Sul dominados pela Espanha. Simón era venezuelano e vinha de uma família cheia da grana. Em uma viagem a Madri, ele se apaixona por Maria Teresa e casa com ela. O romance não dura muito tempo porque Maria fica dodói e morre. Após a morte da moça, Simón cai na farra. Viaja para Paris e passa a viver enchendo a cara nos bordéis. É aí que ele reencontra um ex-professor e conhece novos aliados que lhe abrem os olhos sobre o problema que sua terra natal vivia: o domínio opressor dos espanhóis.
Sabe aquele tipo de filme que tem tudo para dar certo, mas se perde no caminho e o resultado é bem diferente do que se espera? Foi o que eu senti. Começa meio morno focando em Simón pegando a mulherada. Aí, do nada, um dia ele pensa: “vou ajudar meu povo“. Até entendo que o objetivo era mostrar pro espectador a vida dele antes de seguir na luta, mas ficou muito corrido e sem propósito. Na verdade, rolou muita coisa com Bolívar e o filme não conseguiu ser muito coeso na hora de juntar as informações. As passagens de tempo são estranhas. Uma hora ele tá cabeludo, depois já tá numa mata de cabelo curto, depois ele tá numa montanha cheia de gelo e, logo em seguida, tá na mata de novo enterrando os amigos e você fica “sim, mas o que aconteceu antes até chegar a esse momento?”. Enfim… a impressão que tive era de eu estava brincando de quebra-cabeça e as pecinhas não se encaixavam. 40 minutos de filme e eu já estava cansada. Uma pena.
Acho que se você gosta de biografias e fatos históricos, não custa dar uma chance para tirar suas próprias conclusões e conhecer um pouquinho mais da vida do cara. Não é um filme horrendo. Apenas poderia ser beeeeeeeeeeeeem melhor.







(7 votes, average: 9,57 out of 10, rated< 0.0